"Por um lado, podemos fazer muitas escolhas que definem nossa biografia. Por outro lado, essas escolhas só podem ser feitas porque muita coisa já estava pronta antes de nós e outras tantas se desenvolvem à nossa revelia. Lembrar do Criador significa que você não é fruto da própria vontade do tempo todo. Nem sempre suas determinações e programações funcionam, porque o mundo em que vivemos não funciona sempre como queremos.
C.S.Lewis disse que "se é certo que eu fui criado por alguém é certo também que sobre mim repousam imperativos que não teria se eu tivesse criado a mim mesmo". Esses imperativos lhe dizem que sua existência tem propósito.
Antes de qualquer coisa, houve desígnio e propósito. Algo dentro de nós reflete a imagem e semelhança de Deus. É fácil entender a importância disso para a vida bem vivida: é que vivemos bem quando vivemos de acordo com o projeto original, com o qual você já nasceu. De novo C.S.Lewis: "Deus nos criou para a felicidade, mas a felicidade de sermos um, indo a ele numa relação de amor".
Os rebeldes tentam viver como se fosse possível - ou desejável - mudar esse projeto. Eles tentam tirar a imagem e semelhança de Deus de dentro delas para colocar no lugar outra imagem qualquer, geralmente a imagem idealizada de si mesmo. Mas isso não funciona. Por isso mentir causa mal-estar, roubar tira o sono, ser egoísta arranca algo de dentro da pessoa, o egoísmo faz a pessoa girar de um lado para o outro na cama durante a noite. Os rebeldes deixam a vida escorrer pelos dedos, pois usam somente para si. Tentam guardar o máximo de vida possível, mas só conseguem viver uma vida morta. Aos poucos a vida escorre por entre seus dedos.
Pense também que Deus não vê graça em ver sua vontade cumprida e deixar a vontade do homem de lado. Felicdade, plena realização humana, satisfação e alegria surgem só quando as duas vontades são alinhadas. Buscar a felicidade não é errado. O problema surge quando buscamos prazer e felicidade em outras fontes e não em Deus.
Um exemplo impressionante é o que Deus diz a seu povo por intermédio do profeta Jeremias: "O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água" (2:13)
Poderíamos parafrasear o mesmo trecho da seguinte forma:
Eles acharam que poderiam ser felizes vivendo para sua própria glória, em vez de viver parar a minha glória. Acharam que poderiam ser felizes tomando decisões à luz de sua própria sabedoria, em detrimento da minha sabedoria eterna. Acharam que poderiam ser felizes servindo a si mesmo, em vez de servirem a mim. Acharam que poderiam ser felizes tornando-se seus próprios deuses. Mas não podem! E eu fico estarrecido de ver essa pretensão na humanidade.
A conclusão é tão simples quanto poderosa: viva longe de Deus e viverá longe de si mesmo; viva apenas para si mesmo e nem isso você consiguirá. O caminho cristão para a felicidade é aquele em que a palavra "prazer" cabe na mesma frase que a palavra "Deus". " - o livro mais mau-humorado da bíblia, ed rené kivitz
Nenhum comentário:
Postar um comentário