quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude

"Por um lado, podemos fazer muitas escolhas que definem nossa biografia. Por outro lado, essas escolhas só podem ser feitas porque muita coisa já estava pronta antes de nós e outras tantas se desenvolvem à nossa revelia. Lembrar do Criador significa que você não é fruto da própria vontade do tempo todo. Nem sempre suas determinações e programações funcionam, porque o mundo em que vivemos não funciona sempre como queremos.
C.S.Lewis disse que "se é certo que eu fui criado por alguém é certo também que sobre mim repousam imperativos que não teria se eu tivesse criado a mim mesmo". Esses imperativos lhe dizem que sua existência tem propósito.
Antes de qualquer coisa, houve desígnio e propósito. Algo dentro de nós reflete a imagem e semelhança de Deus. É fácil entender a importância disso para a vida bem vivida: é que vivemos bem quando vivemos de acordo com o projeto original, com o qual você já nasceu. De novo C.S.Lewis: "Deus nos criou para a felicidade, mas a felicidade de sermos um, indo a ele numa relação de amor".
Os rebeldes tentam viver como se fosse possível - ou desejável - mudar esse projeto. Eles tentam tirar a imagem e semelhança de Deus de dentro delas para colocar no lugar outra imagem qualquer, geralmente a imagem idealizada de si mesmo. Mas isso não funciona. Por isso mentir causa mal-estar, roubar tira o sono, ser egoísta arranca algo de dentro da pessoa, o egoísmo faz a pessoa girar de um lado para o outro na cama durante a noite. Os rebeldes deixam a vida escorrer pelos dedos, pois usam somente para si. Tentam guardar o máximo de vida possível, mas só conseguem viver uma vida morta. Aos poucos a vida escorre por entre seus dedos.
Pense também que Deus não vê graça em ver sua vontade cumprida e deixar a vontade do homem de lado. Felicdade, plena realização humana, satisfação e alegria surgem só quando as duas vontades são alinhadas. Buscar a felicidade não é errado. O problema surge quando buscamos prazer e felicidade em outras fontes e não em Deus.
Um exemplo impressionante é o que Deus diz a seu povo por intermédio do profeta Jeremias: "O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água" (2:13)
Poderíamos parafrasear o mesmo trecho da seguinte forma:
Eles acharam que poderiam ser felizes vivendo para sua própria glória, em vez de viver parar a minha glória. Acharam que poderiam ser felizes tomando decisões à luz de sua própria sabedoria, em detrimento da minha sabedoria eterna. Acharam que poderiam ser felizes servindo a si mesmo, em vez de servirem a mim. Acharam que poderiam ser felizes tornando-se seus próprios deuses. Mas não podem! E eu fico estarrecido de ver essa pretensão na humanidade.
A conclusão é tão simples quanto poderosa: viva longe de Deus e viverá longe de si mesmo; viva apenas para si mesmo e nem isso você consiguirá. O caminho cristão para a felicidade é aquele em que a palavra "prazer" cabe na mesma frase que a palavra "Deus". " - o livro mais mau-humorado da bíblia, ed rené kivitz

Nenhum comentário: