Mas vamos lá, recuperando o tempo perdido.
Mateus 5:38-39 diz:
38 “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’.
39 Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra.
Na perspectiva de muitos, a vingança era, invariavelmente, a melhor opção. Estavam sempre dispostos a "dar o troco"! Infelizmente, essa inclinação em em melindrar-se com facilidade, essa pressa em ficar ofendido, essa insistência em reivindicar a qualquer custo os direitos, que é tão comum àqueles que seguem o curso deste mundo, têm afetado também a mente e o coração de muitos critãos. Mas esse não é o caráter, nem a conduta esperada dos que têm a mente de Cristo (1Co 2:16).
Alguns de nós, de fato, temos sido ofendidos, afrontados, injustiçados e até caluniados por tentarmos vivenciar a ética cristã. Mas também é verdade que muitos irmãos fazem tempestade em copo d'água. O tamanho o problema depende da maneira como o encaramos. Tem gente que enxerga "chifre em cabeça de cavalo", e assim, aumenta o problema além do que convém. Mas, se você é capaz de enfrentar a dificuldade com coração dócil, com temperança e com PACIÊNCIA, então o que parecia ser grande obstáculo, pode tornar-se um pequeno desafio.
Ser tolerante não é fingir que nada aconteceu, nem é fazer vista grossa à estupidez de quem nos causou dano. Certamente os transgressores, cedo ou tarde, serão punidos, ou pela lei dos homens (Dt 19:14-21) ou pelas mãos de Deus (Rm 12:19), mas essa punição ou vingança jamais deverá partir de nossa mãos - "'A mim pertence a vingança; eu retribuirei' diz o Senhor" (Hb 10:30). Para os filhos de Deus, o PERDÃO é sempre a melhor opção (Mt 18:21-22). E ainda que pareça um padrão de conduta muito elevado e difícil de exercitar é justamente essa conduta que nos capacita a viver como sal da terra e luz do mundo.
Enfim, a tolerância cristã é uma das maiores virtudes que Deus deseja ver implantada na conduta de Seus filhos.
Lembre-se: em lugar da vingança, vem o perdão, se é com Deus que queremos caminhar. E com isso, ainda damos o exemplo e encorajamos o nosso ofensor a fazer o mesmo.
Fonte: Revista de estudo bíblico "Perfil Aprovado - lições do sermão do monte", Editora Cristã Evangélica (www.editoracristaevangelica.com.br)
Abraços, DTA!
Lissa Pachalski
-
Um comentário:
Gostei muito desse post, Lissa!! Falar de perdão as vezes, pra mim, é muito fácil. O problema é realmente perdoar de coração a pessoa a quem magoei ou q me magoou. Certamente depois de dar uma lida nesse post, me coloquei a pensar sobre muitas coisas... :D
Vlw ;)
Postar um comentário